Você está satisfeito(a) com a administração Padre Franco?

segunda-feira, 28 de abril de 2008

CURIOSIDADES DE CACOAL - RO n° 021

VOCÊ SABIA?

Em 1909, Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, teve início a caminhada em plena floresta para instalação da Linha Telegráfica. Para os bem entendidos de história, considera este homem como aquele que deu origem a Cacoal e tantas outras cidades da BR 364.

Em 1943, onde situa-se Cacoal, pertenciam ao Estado de Mato Grosso.

Em 1936, foi aí que surgiu este nome, Cacoal. Anísio serrão que era responsável pelo trecho entre a estação telegráfica de Pimenta Bueno e presidente Hermes (atual Presidente Médici), construiu uma residência num local de grande plantio de Cacau nativo, fato que inspirou Anísio a dar ao seu Seringal o nome "CACAUAL, CACOAL ou CACUAL"(não se tem a grafia correta, haja vista que os moradores da época era quase em sua maioria, analfabetos), quarenta anos depois, este local torna-se Cacoal. Historiadores também dizem que o nome de Cacoal, era no início, NOVA CASSILÂNDIA.

Em 1960, com a construção da BR 364, foram atraídos para a região de Cacoal pessoas de todos os lugares do Brasil, em sua maioria nordestino, fato que, ocasionou invasões ao serigal. (Saiba mais sobre Anísio Serrão no livro: Cacoal: sua história sua gente de Lourdes Kemper).

Em 1960, José Cassimiro (seringueiro e garimpeiro), que chegou a trabalhar como topógrafos e picador na abertura e construção da BR 364, construiu um barraco nas proximidades do igarapé Tamarupá (hoje o local tem como a Escola Fundação Bradesco), onde veio a fazer um plantio de diversas árvores frutíferas que alimentaram muitos motoristas e pioneiros que chegavam.

Fonte: KEMPER, Lourdes, Cacoal, sua história sua gente, ed. 2,Goiânia: Grafopel, 2006

Nenhum comentário:

COMUNICADO

Não solicitamos autorização de terceiros para a publicação de conteúdo neste blog. Caso alguém discorde de alguma publicação, entre em contato pelo e-mail amigoderondonianota10@hotmail.com e solicite, com justificativa, a exclusão do material.